A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA

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EM SILÊNCIO:
Algumas falhas em veículos não dão sinais e podem provocar prejuízos.
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Alguns componentes dos veículos não avisam quando estão com problemas. Esse silêncio pode acarretar em prejuízos e deixar o motorista na mão. Por isso, é bom ficar atento, porque nem sempre os sinais das falhas são evidentes e somente uma boa manutenção preventiva pode livrar o motorista de situações desagradáveis. Segundo especialistas, essas falhas silenciosas afetam, principalmente, o motor. "A falta de limpeza dos bicos injetores, que levam o combustível para dentro do motor, é um exemplo disso, já que impedem a livre passagem do combustível fazendo o carro falhar".

Uma falha como essa diminui a potência do automóvel, fazendo com que o consumo de combustível seja maior.

"Isso acontece porque os filtros de ar e combustível, quando demasiadamente sujos, acabam deixando passar resíduos que entopem os bicos, forçando a bomba de combustível".

DE OLHOS E OUVIDOS ATENTOS

Não é só o motor que sofre com os problemas silenciosos, outras falhas podem ocorrer sem que o motorista perceba, como na bobina de ignição, correia dentada, fluido de freios, sistema de arrefecimento e outros. Todos eles, porém, podem ser evitados com a manutenção preventiva minuciosa.

Recomenda-se a manutenção preventiva das peças uma vez ao ano e a troca dos filtros de ar, combustível e óleo a cada seis meses".

Desgaste da correia dentada, por exemplo, pode fazer o carro parar. Isso ocorre quando ela se rompe. Além disso, essa quebra causa prejuízos ao motor. Manutenção preventiva também é necessária no sistema de resfriamento do veículo. Sem uma revisão atenta, pode ocorrer um superaquecimento, podendo fundir as peças internas do motor e rachando o bloco. Rodas desalinhadas também causam prejuízos e não só para o bolso, pois rodas desalinhadas aumentam o consumo de combustível e o índice de poluição da cidade. Bolhas de ar no fluido de freio pode ocasionar um funcionamento irregular do sistema, podendo provocar acidentes. Isso acontece quando o fluido não é trocado a cada 15 ou 20 mil quilômetros. Além do risco à segurança, a falta de troca também pode corroer as partes internas dos freios, diminuindo a vida útil das peças e aumentando o gasto com manutenção

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